












Publicação: Galeria da Arquitetura - ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).
Trata-se de um projeto, aonde a unidade da sala comercial que foi implantado, contempla características atípicas em sua pré-existência, dada a presença de um terraço-jardim, que propiciaria a partir de um projeto paisagístico generoso, elementos de transição entre o interior e o ambiente externo, de forma prazerosa, sinérgica e com amplitude evidente. O conceito minimalista proposto, além de linguagem recorrente do arquiteto, traz no caso de uso específico em espaços, voltados a aplicações clínicas, uma sensação serena e de grandiosidade espacial, carregando consigo, nuances entre as variações de sombras que somente o branco e a luz natural podem apresentar, variando e refletindo entre os revestimentos propostos, que possuem linhas levemente marcadas em tons de cinza, e a sua cor branca, quase etérea.
Toda a marcenaria, objetos e mobiliários, refletem uma preocupação com os detalhes, trazendo em suas cores e texturas, um contraponto entre minimalismo e toques de aconchego, sendo ainda mais fundamentado pela escolha de elementos de iluminação que sugerissem uma escala “um pouco mais quente” de propagação das cores. Detalhes projetuais variados podem ser observados, com destaque para o prolongamento visual existente entre o consultório principal e a sala de procedimentos, feitos através de uma pele de vidro translúcida, com a intenção clara de criar maior sensação de prolongamento espacial, e ainda apresentar o ambiente de procedimentos logo destarte, desmistificando-o, e trazendo total tranquilidade ao paciente.
A copa da clínica, faz a divisão entre a área receptiva, que se destaca pela volumetria pura do balcão em marcenaria com laminação polida, e a espera. A escolha do revestimento utilizado, que sai do piso e se estende nas paredes, gera um volume externo para a copa um pouco mais pesado, purista e evidente, em relação as paredes somente acabadas com pintura branca. O ambiente interno da espera, procura trazer a calmaria da vegetação e do paisagismo proposto para dentro do consultório, aonde ao invés dos tradicionais televisores e mídias, criamos protagonismo principal a estes elementos naturais, enquadrados pelas esquadrias do edifício, sob a inspiração de uma música ambiente sendo reproduzida.
CLÍNICA MF
campinas/SP, brasil, 2017
78m² (área interna unidade comercial) + 160m² (área externa/paisagismo)
_arquitetura de interiores, design de mobiliário e objetos
_projetos de paisagismo, execução de jardins e áreas externas
_projetos luminotécnicos
_gerenciamento, administração e execução de obras/reformas
_projetos legais, aprovações e regularizações
